quarta-feira, 17 de abril de 2024

Elmano sobe o tom contra a Enel: ou melhora ou não permanecerá no Ceará

 ELMANO de Freitas sobe o tom contra a Enel Ceará

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), subiu o tom em relação à Enel Distribuição Ceará. Ele disse que espera que a empresa "possa alterar seu comportamento ou ela efetivamente não permanecerá no Estado."

A declaração foi realizada nesta quarta-feira, 17 de abril, quando questionado mais detalhadamente sobre a reunião que teve ontem, terça-feira, 16, com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia (MME), em Brasília (DF).  

O governador acrescentou que o MME, "em alguns dias", tomará medidas quanto ao sistema de distribuição de energia no País inteiro.

"Mas também se comprometeu de que a partir daquilo que vamos apresentar tem a postura semelhante à que ele fez com a Enel em São Paulo. Nós esperamos que a Enel possa alterar seu comportamento ou ela efetivamente não permanecerá no estado do Ceará."

Em resposta ao O POVO, a Enel Distribuição Ceará frisa que está sempre aberta ao diálogo para os esclarecimentos necessários. Acrescenta ainda que mantém seu compromisso com a sociedade em todas as áreas em que atua.

"É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Estado. A empresa investiu, nos últimos seis anos, R$ 6,7 bilhões, principalmente em expansão da rede, conexão de novos clientes, novas tecnologias, adequação da infraestrutura e construção de novas subestações. Só em 2023 foi investido R$ 1,6 bilhão, o maior investimento da série histórica da distribuidora", reitera em comunicado.

Cita ainda a mudança de gestão, como anunciado pela companhia na semana passada, o que, segundo a Enel, reforça ainda mais o compromisso com o Ceará. "O plano estratégico prevê investimentos substanciais para os próximos anos e tem o objetivo de melhorar a resiliência do sistema elétrico perante às agressividades climáticas", concluiu o informe.

Vale lembar que a companhia tem concessão federal até 2028 no Estado. A distribuidora de energia foi formada em 2016, com a mudança de nome da Companhia de Eletricidade do Ceará (Coelce) — privatizada em 1998 — para o da empresa italiana que adquiriu o contrato.

Mas, diante das constantes quedas de energia, no dia 16 de abril, Elmano fez a entrega junto a parlamentares cearenses das esferas federal e estadual. Nas redes sociais, o governador publicou sobre a reunião, afirmando desaprovar a atuação da empresa no Ceará.

FONTE O POVO