segunda-feira, 18 de março de 2024

Joana Neves, medalhista paralímpica na natação, morre aos 37 anos

Currículo da nadadora potiguar tem quatro medalhas paraolímpicas, duas de prata e duas de bronze, além de título mundial

Joana Neves em Lima 2019
Joana Neves em Lima 2019Foto: Ale Cabral/CPB

A nadadora paralímpica Joana Neves, de 37 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira, 18. Segundo a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela representava, a atleta estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão recentes. Na noite do domingo, 17, após passar sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, ela foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Joana nasceu com baixa estatura. Começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, passou a competir. Já aos 14, participou de sua primeira competição internacional.

Dona de quatro medalhas paralímpicas, duas de prata e duas de bronze conquistadas nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016, a potiguar também se sagrou campeã mundial e parapan-americana ao longo da última década. Sua última competição internacional foi o Mundial de natação da Ilha da Madeira, em Portugal, disputado em junho de 2022.

À oportunidade, ela foi medalhista de ouro no revezamento 4x50m livre misto, além de prata nos 50m livre da classe S5 (limitação físico-motora). Ainda subiu ao pódio mais duas vezes durante o evento: bronze nos 50m borboleta e nos 100m livre.

"Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua familia. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleitor o melhor jogador do mundo em 1998.

Leia, na íntegra, o texto publicado nas redes sociais da nadadora:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente.

Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.

Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável.

Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo.

Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida.

Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre.”

FONTE TERRA