
Foto: Yuri Leonardo/Casa Civil
O Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (22), a entrega de novos veículos e o anúncio da implantação da nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Fortaleza. A solenidade aconteceu ao lado da Casa da Mulher Brasileira, na capital cearense.
Ao todo, foram entregues 23 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha no interior do estado. Os veículos serão destinados aos municípios que ofertam suas Casas da Mulher, além dos equipamentos estaduais de proteção às mulheres, como a Casa da Mulher Cearense.
“Essa entrega dos veículos se soma aos inúmeros projetos feitos em parceria pela SSPDS e Secretaria das Mulheres. Esse recurso do Fundo Nacional, do Governo Federal, tem a obrigatoriedade de ser repassado para as ações das Secretarias das Mulheres. Também vamos relançar o aplicativo 190, que terá um espaço específico para o atendimento ágil na defesa da mulher”, comentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.
Na capital, a nova Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) funcionará no mesmo prédio onde já funciona a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim), no bairro Papicu.
Com a nova unidade, o Ceará vai contar com 11 DDMs, duas na Capital, e as outras nove em Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá. Em Juazeiro, Sobral e Quixadá as Delegacias da Mulher funcionam dentro das Casas da Mulher Cearense.
A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, definiu o momento como um avanço nas políticas públicas e na cooperação para fortalecer a rede de proteção às mulheres.
“É um avanço dessa rede de proteção a nós, mulheres, para que possamos enfrentar os mais diversos tipos de violência, desde a importunação sexual até as questões da violência física, que se assevera em feminicídios. Nós temos o Programa Ceará por Elas com 112 municípios parceiros. A nossa rede tem, com a segunda DDM, 24 equipamentos. O nosso objetivo é chegar a todos os municípios cearenses”, disse Jade.
Clique aqui para acessar endereços e contatos da DDMs, ou ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).