O tempo adicional para análise de um pagamento suspeito é eventualmente usado para confirmação ativa com o cliente ou checagens adicionais de segurança para as transações fora do padrão de transferência do cliente", disse a Federação por nota.Febraban
EXTORSÃO
Ainda em setembro, o Diário do Nordeste noticiou o sequestro de uma médica anestesista, no bairro Aldeota. A vítima de 52 anos saía do trabalho quando foi abordada por homens armados e teve a sua liberdade restrita. Ela só foi liberada pelos assaltantes após fazer uma transferência via 'pix', de valor desconhecido.
Médicos contactados pela reportagem disseram que casos como este estão acontecendo com frequência na capital cearense e pedem reforços de policiamento ostensivo no entorno das unidades hospitalares. Não há informação sobre prisão de algum suspeito deste crime.
A SSPDS ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para: o número 181, (85) 3101-0181 ou (85) 3101-1344. Sigilo e anonimato são garantidos.
Mais 5 dicas de segurança, conforme a Febraban:
- O cadastro das chaves Pix deve ser feito diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras, como o aplicativo bancário, internet banking, agências ou através de contato feito pelo cliente à central de atendimento
- O consumidor não deve clicar em links recebidos por e-mails, pelo WhatsApp, redes sociais e por mensagens de SMS, que direcionam o usuário a um suposto cadastro da chave do Pix
- Tentativas de fraudes envolvendo o Pix foram identificadas como ataques de phishing, ou pescaria digital, que usam técnicas de engenharia social e consistem na manipulação do usuário para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões
- Outro tipo de golpe, menos comum, são as centrais falsas oferecendo o cadastramento de chaves do Pix
- E lembre-se: os dados pessoais do cliente jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras; na dúvida, sempre procure o gerente, uma agência ou a central de atendimento oficial da instituição para obter esclarecimentos