domingo, 20 de setembro de 2020

Iguatu acata recomendação da Defensoria e vai instalar pias no Centro para prevenir coronavírus

prevenção coronavírus
Legenda: Além de Iguatu, cidade como Tauá, Quixadá e Russas já instalaram pias nas ruas dos municípios

Após recomendação expedida por meio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Prefeitura de Iguatu, na região Centro-Sul cearense, decidiu instalar pias nas principais ruas do Centro da cidade. O objetivo é prevenir contra o novo coronavírus, a partir da oferta de água e sabão para higienização das mãos.

O defensor público da comarca de Iguatu, Régis Luiz Jordão de Alcântara, solicitou à gestão municipal a instalação de pias no entorno de prédios onde são ofertados serviços essenciais à população.

A defensoria pública sugeriu ainda a realização de campanhas educativas sobre a importância da limpeza correta das mãos para evitar o contágio do novo coronavírus. “Os equipamentos facilitam a higienização de pedestres e pessoas em situação de rua”, pontuou o defensor público. “Lavar as mãos com regularidade com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel estão entre as medidas que ajudam a evitar a propagação do vírus”.

Ainda de acordo com sugestão do órgão, cada lavatório deverá dispor de reservatório para armazenar água, cuba, torneira e sabão. Iguatu é a quarta cidade do interior cearense que recebe recomendação da Defensoria. As outras três são Tauá, Quixadá e Russas. Todas acataram a sugestão dos defensores.

“A nossa recomendação já foi adotada em outras cidades e esperamos que Iguatu faça o mesmo”, pontuou Régis de Alcântara. “Essa ação ocorre em virtude das aglomerações formadas nos locais indicados”.

O superintendente do SAAE de Iguatu, Marcos Ageu Medeiros, disse que a partir da próxima terça-feira serão instaladas dez pias na área central. “Já instalamos uma no mercado público, após a reabertura, e vamos definir nesta segunda-feira (21) os locais de dez lavatórios”, anunciou. “As praças da Caixa Econômica e da Matriz já estão definidas por atrair muitas pessoas”.

O assessor da secretaria de Saúde de Iguatu, Rafael Rufino, concordou com a recomendação da Defensoria Pública. “A limpeza constante das mãos, o uso de máscara e o distanciamento são medidas que são eficazes, e já comprovadas”, frisou. “Vamos também ampliar as campanhas educativas sobre os cuidados preventivos que os moradores devem manter porque ainda não podemos relaxar”.

A comerciária, Gorete Marques, concorda com a instalação dos lavatórios. “É mais uma opção que as pessoas têm para se prevenir”, disse. O vendedor ambulante, Mário Freitas, também aprova a medida. “Será muito bom para quem vem dos sítios e faz compras na cidade”.