Segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fortaleza não registra mais do que 10 óbitos diários em decorrência da Covid-19 há um mês. Em agosto, conforme análise preliminar baseada em informações até as 12 horas desta sexta-feira, 21, houve dias em que não se registrou nenhuma morte: 12, 19 e 21.
Informe aponta que os indicadores do novo coronavírus continuam em tendência de redução. Com 14 semanas seguidas de queda consistente nos óbitos, a Capital cearense registrou na última semana a menor média móvel diária de vítimas desde o início da pandemia: 1,1. Número é 99% menor que o dado do período mais grave (90,6 óbitos por dia).
A média diária de confirmações da doença nos últimos sete dias (7 casos) também é a menor já registrada desde que o início da disseminação da doença em Fortaleza. Dado é 86% menor do que o percebido há duas semanas e, aproximadamente, 99% inferior ao extraído no pico de transmissão da Covid-19 (904,7 casos).
Quero conteúdo exclusivo!
Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.
"Atualmente, com base exclusivamente nos dados, a transmissão é residual e sujeita a pequenas oscilações. A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados ou alterações na tendência epidemiológica observada", aponta o boletim.