quinta-feira, 26 de março de 2020

Fortes chuvas transbordam açude, alagam ruas, e causam transtornos em cinco cidades cearenses

Potengi 
Pelo menos cinco municípios do Ceará tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em Juazeiro do Norte, uma precipitação de 133 milímetros deixou ruas alagadas, arrastou carros e motos e causou estragos nas vias da cidade. Com o fluxo intenso de água, há ainda o risco de um açude no bairro Campo Alegre romper. O município de Crato também registrou alagamentos, veículos arrastados, e ruas intransitáveis. As cidades de Tarrafas, Santana do Cariri e Potengi também foram afetadas pelas chuvas desde a terça-feira, 24.

No bairro do Seminário, em Juazeiro do Norte, foram registrados pontos de alagamentos. O mercado do Pirajá foi tomado pela água. A lagoa do bairro Lagoa Seca transbordou, e na comunidade de Campo Alegre, há ainda a iminência de um açude romper. Representantes da Prefeitura da Cidade visitaram diversos locais para constatar os problemas causados em ruas como a São Benedito, onde houve vários estragos, além da Avenida Castelo Branco e no bairro Timbaúbas.

Alguns pontos receberam sinalização e, nesta quinta-feira, 26, o secretário de Infraestrutura, Isaac Daniel, irá percorrer as áreas onde haverá a necessidade da presença de máquinas e homens para reparos. O objetivo, segundo o secretário, é minimizar os estragos.

Outras cidades foram afetadas pelas fortes chuvas

O canal do Rio Granjeiro, que corta a cidade do Crato, chegou a transbordar, deixando as ruas do entorno alagadas e intransitáveis. A água cobriu as ruas do entorno e famílias ficaram desabrigadas. Em Tarrafas, também sob fortes chuvas na última quarta-feira, 25, os pontos de alagamento deixaram pessoas isoladas. Já na terça-feira, 24, uma precipitação de 130 milímetros, registrada no posto Barreiros de Baixo, fez transbordar o açude que abastece o município de Potengi, deixando ruas alagadas e famílias desabrigadas.

Na tarde dessa quarta-feira, 25, a forte chuva em Santana do Cariri fez alagar a rua São Pedro, no Centro. Além de deixar um trecho interditado próximo ao colégio Generosa Amélia da Cruz. A chuva proporcionou ainda a sangria da barragem que dá acesso aos distritos de Brejo Grande e Pontal da Santa Cruz. Segundo os moradores, a rodovia que liga o Centro ao distrito de Brejo Grande ficou praticamente intransitável.