domingo, 15 de março de 2020

Coronavírus: mais que dobra o número de casos suspeitos no Ceará; 87 são investigados

Dos 79 casos suspeitos no Ceará, 50 tiveram histórico de deslocamento internacional
Dos 79 casos suspeitos no Ceará, 50 tiveram histórico de deslocamento internacional (Foto: JÚLIO CAESAR)
Boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta para 87 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com a pasta, 59 desses registros estão em Fortaleza. No total, 86 possibilidades foram descartadas pelo órgão. Os municípios de residência dos casos em investigação são Aquiraz, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Massapê, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tamboril e Tauá. Dos 87 suspeitos, oito registros de casos são de residentes de outros estados ou países que estão no momento no Ceará.

Dentre os casos suspeitos, 50 tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão

da doença e 37 são contatos próximos. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Os casos descartados para Sars-Cov-2 foram confirmados para os vírus respiratórios influenza B, influenza A H1N1 (pmd09), influenza A H3N2, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), metapneumovírus, rinovírus/enterovírus humano e coronavírus 229E.

O Covid-19 é causado pelo coronavírus Sars-Cov-2.