As primeiras participações do candidato ao Governo do Estado pelo PSDB,
General Theophilo, nos programas de TV do horário eleitoral gratuito
têm surtido efeito junto ao eleitorado, segundo o próprio tucano. Ele
afirma estar sendo reconhecido nas ruas desde a última sexta-feira, com o
início da propaganda. A campanha também investe no impulsionamento de
publicações nas redes sociais e em viagens ao Interior para aumentar a
divulgação da candidatura.
Desde o início da campanha, o fato de não ser conhecido pelos eleitores
sempre foi considerado pela própria coligação como a principal barreira
para a decolagem do nome dele. O baixo conhecimento ficou claro na
pesquisa Ibope de intenção de voto encomendada pela TV Verdes Mares. De
acordo com levantamento feito entre os dias 13 e 15 de agosto, com 1.204
entrevistados, o tucano apareceu com apenas 4% das intenções na
estimulada, contra 64% do atual governador e candidato à reeleição,
Camilo Santana (PT).
"Apesar das mídias sociais terem grande penetração, nada como a
televisão. A gente sabe que ela vai ser diferencial da campanha.
Iniciamos o programa na sexta. Acreditamos que, agora, o nome General
vai ficar bem mais conhecido e nas próximas pesquisas devemos ter
resultados diferentes", projetou Theophilo, comparando a situação à de
um cliente que, diante de dois produtos de mesmo valor, opta pelo mais
conhecido.
Redes sociais
Outra estratégia adotada pela equipe da campanha do tucano é o
impulsionamento de publicações nas redes sociais. Entre os candidatos ao
Governo do Estado, General Theophilo é o único a declarar investimento
de R$ 20 mil neste tipo de ação, de acordo com o sistema
DivulgaCandContas. Ele informou que tem dedicado atenção ao Facebook,
Instagram e Twitter para atingir um número maior de eleitores. O
candidato acredita que o ambiente eleitoral no Estado deve ficar ainda
mais acirrado com a aproximação da votação.
Ontem, quando de visita ao Sistema Verdes Mares, onde foi recebido pelo
superintendente, Edson Queiroz Neto, o tucano falou sobre segurança
pública, um dos principais temas abordados por ele durante atos
públicos. A violência também foi destaque em recente propaganda do
candidato à Presidência, Geraldo Alckmin, ao afirmar que violência não
se vence com violência. "Eu também acho que violência não se resolve com
violência", disse.