segunda-feira, 19 de março de 2018

19 de Março Dia de São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março.

Esta é uma data religiosa que celebra a figura do "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o Dia do Pai.

O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José.

O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

Ele esclarece que, para a Igreja, São José não tem uma relação direta com as chuvas, ainda que exista a tradição de que o santo “traz chuva”, principalmente entre os nordestinos.

Dezenove de março é considerado dia santo para toda a Igreja Católica.

Em Fortaleza, o feriado é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003.

Também é feriado em Aracati, Aquiraz, Acopiara, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros. E há lugares em que é feriado pela tradição, embora não haja decreto oficial.

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) informou não ser possível informar a lista de municípios nos quais há feriado.