quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Aprovação a Huck é de 60%, afirma pesquisa

Paulo Lopes/Futura Press
O apresentador de televisão Luciano Huck, possível candidato à Presidência da República no ano que vem, teve melhora significativa de imagem nos últimos dois meses segundo a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos.

A pesquisa Ipsos não é de intenção de voto. O que os pesquisadores dizem aos entrevistados é o seguinte: “Agora vou ler o nome de alguns políticos e gostaria de saber se o (a) senhor (a) aprova ou desaprova a maneira como eles vêm atuando no País”.

A aprovação ao nome do apresentador teve um salto de 17 pontos percentuais desde setembro passando de 43% para 60%, enquanto a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período.

Com isso,  Huck passou a ser a personalidade com a melhor avaliação entre as apresentadas pelo Ipsos aos entrevistados. Todos os outros 22 nomes do Barômetro político são do mundo político ou do Judiciário. 

“Esse salto tem muito a ver com o fato de seu nome ter sido cogitado como candidato e de ele próprio ter dado indícios de que gostaria de concorrer. Mas o ponto é se isso vai se converter em votos. Se a eleição fosse hoje, ele teria um desempenho razoável, mas não esse cacife todo”, afirmou ao Estadão Danilo Cersosimo, diretor do Ipsos. 

Depois de Huck, quem aparece no ranking de aprovação é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa. As taxas do líder petista estão em tendência de melhora desde junho. 

Em empate técnico com Lula está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que embora sondado por vários partidos, nega a intenção de se candidatar. Ele tem 42% de aprovação.

Marina Silva apresentou oscilação de 36% para 35% em sua avaliação positiva nos últimos dois meses. A desaprovação subiu de 51% para 56%.

O prefeito de São Paulo, João Doria, perdeu apoio na opinião pública: sua avaliação negativa subiu de 56% para 63%. A taxa de aprovação ao governador Geraldo Alckmin oscilou de 22% para 24%.

Já o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância em Curitiba, foi aprovado por 50% dos entrevistados neste mês.