
De acordo com Cláudia Brilhante, diretora institucional da Federação do
Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o nível de inadimplência
em Fortaleza ainda é muito alto em razão de a população ainda estar
sofrendo com os efeitos da crise. “Ainda assim, a tendência é que haja
uma redução moderada da inadimplência, até porque a restrição de crédito
está muito alta, o que dificulta que pessoas façam novas dívidas”,
aponta.
A proximidade das festas de fim de ano, além de promover o natural
aquecimento das vendas no período, também amplia a procura de
consumidores que querem limpar o nome para voltar a acessar o crédito.
Segundo Brilhante, desde a liberação das contas inativas do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), muita gente tem se esforçado para
quitar as dívidas, o que também tem sido alavancado pelos mutirões de
renegociação do Procon Fortaleza.
Por outro lado, ainda que a perspectiva seja de uma redução do nível de
inadimplência da população nos próximos meses, o número de devedores
atrasados historicamente cresce nos meses de janeiro e fevereiro, após
as festas de fim de ano. “As famílias cearenses estão fazendo um
planejamento e evitando compra de bens duráveis, ou optando por menos
parcelas. Ainda assim, é de se esperar que haja um acréscimo nos
primeiros meses do ano”, pontua.
Consulta
Para facilitar o conhecimento do tamanho da dívida e ajudar a promover
uma renegociação dos débitos, o Serasa Consumidor disponibiliza no site e
aplicativo próprios a consulta gratuita dos consumidores cadastrados na
plataforma. Para isso, é preciso fazer o cadastro e informar dados
pessoais, como nome, data de nascimento, telefone, CPF, nome da mãe e
uma senha nova. Após o preenchimento, basta clicar em consultar.

Na tela seguinte, é possível escolher qual método preferencial para
receber o código de verificação das informações apresentadas no
cadastro, via SMS ou e-mail. O número será enviado para o meio escolhido
e o usuário deve confirmar no site o código recebido. Logo em seguida, a
tela já exibirá a situação do consumidor, assim como os detalhes das
possíveis dívidas.
Renegociação
O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma
dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas
já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar
para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso),
escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam
no orçamento.
No caso do Feirão Limpa Nome da Serasa, a renegociação pode ser
realizada pela internet diretamente com os credores de qualquer lugar,
com comodidade, segurança e de forma gratuita. Estarão participando
empresas de vários segmentos (bancos e financeiras, cartões de crédito,
telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, entre outras), oferecendo
oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados e (ou)
descontos para a quitação das contas em atraso.
Para participar, basta acessar o site
(www.serasaconsumidor.com.br/feirao/), onde os consumidores encontrarão
todos os detalhes do feirão, empresas parceiras e como participar. Ao se
cadastrar o consumidor será direcionado a uma página na qual estarão
listadas as dívidas que constam na base de dados da Serasa e que podem
ser negociadas com as empresas.
Também serão apresentados os canais de atendimento (telefones, e-mail,
chat) disponibilizados por cada credor e, em alguns casos, ofertas
pré-estabelecidas através de boleto bancário ou até mesmo simular,
escolher a melhor condição de pagamento e gerar o boleto de forma
online. O Feirão vai ser realizado até 30 de novembro.
O Serasa também oferece uma plataforma para auxiliar os consumidores a
renegociarem as contas e limparem os nomes do cadastro. Entre as
empresas que participam diretamente da ferramenta estão Bradesco
Cartões, Citi, Santander e Itaú.