O Facebook revelou nesta segunda-feira que as páginas na Internet
que com frequência dirigem a seus visitantes "notícias falsas" já não
poderão ter anúncios na rede social.
"Se as páginas compartilham
histórias marcadas como falsas, estes infratores reincidentes não
poderão anunciar no Facebook", informaram Tessa Lyons e Satwik Shukla,
gerentes de produto da companhia.
Esta decisão é o último golpe do
Facebook em sua guerra contra "fake news" (notícias falsas), usadas
para enganar em vez de informar.
"Esta atualização ajudará a
reduzir a divulgação de notícias falsas", destaca o Facebook, que já
havia proibido publicidade que leva a sites considerados falsos por
analistas independentes.
As notícias falsas se converteram em um
tema dominante durante a campanha presidencial nos Estados Unidos no ano
passado, com histórias claramente fraudulentas circulando pelas redes
sociais com poder para influenciar os eleitores.
O Google também
adotou medidas para reduzir o impacto de histórias criadas para enganar,
incluindo o lançamento de uma ferramenta para comprovar fatos descritos
em notícias.