quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Camilo sanciona lei que beneficiará estudantes com bolsa no valor de um salário mínimo

Camilo Santana realizou transmissão ao vivo sancionando leis e respondendo perguntas
Camilo Santana realizou transmissão ao vivo sancionando leis e respondendo perguntas (Foto: José Wagner / Governo do Ceará)


O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), realizou uma transmissão ao vivo pela página dele no Facebook nesta terça-feira, 15, e mostrou três leis que foram sancionadas, entre elas, o Avance.

O programa educacional concederá uma bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 937) para estudantes vindos da rede pública e matriculados na universidade pública. 

O programa ainda está em fase inicial. Por isso, são mil alunos já matriculados em universidades públicas cearenses e que estão sendo contemplados atualmente. 

Para receber o benefício, os alunos precisam estar matriculados em universidade pública, terem cursado o Ensino Médio na rede pública, serem membros do programa Bolsa Família e terem tirado média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 560 pontos.

As outras duas leis são: a implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação e formação à distância, com a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial; e a lei que regulamenta a equiparação salarial de servidores da Polícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com a média do Nordeste – como já fizera com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros.

Uma das perguntas respondidas durante a live foi a respeito da nomeação de novos professores para a Universidade Regional do Cariri (Urca). “Vamos fazer a nomeação. Já nomeei professores da UVA e da Uece, agora vou nomear os da Urca. Mesmo no momento difícil, de crise econômica que o Brasil vive, de seca no Ceará, temos um compromisso com a Educação”, respondeu Santana. 

Outra questão apontada foi sobre quando ficará pronto o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Parangaba ao Mucuripe. Sobre isto Camilo disse: “Já está em teste de uso da população o trecho da Parangaba até a Borges de Melo. Está em operação assistida, gratuitamente, todos os dias, até meio-dia. A construtora que estava responsável pelo trecho Borges de Melo-Mucuripe estava muito lenta. Resolvi desfazer o contrato. Agora teremos mais celeridade na obra". Por fim, também foi informado que o edital para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce) sairá até o próximo mês.

Redação O POVO Online