sexta-feira, 23 de junho de 2017

Depois de 4 anos sem jogar seu lixo fora este fotógrafo criou uma série poderosa de imagens

Depois de 4 anos sem jogar seu lixo fora este fotógrafo criou uma série poderosa de imagens
Em 2011, o fotógrafo Antoine Repessé deixou de jogar fora seu lixo reciclável para mostrar um ponto de vista. Quatro anos depois, ele começou a transformar esse ponto de vista em uma poderosa série de fotos que ele chamou de ‘# 365 Unpacked’, que nos desafia a repensar nosso papel como consumidores.

Durante o período de 4 anos, o artista da cidade francesa de Lille acumulou mais de 70 metros cúbicos de lixo: 1.600 garrafas de leite, 4.800 rolos de papel higiênico e 800 kg de jornais, que os separou para um visual ainda mais forte: “Eu queria dar uma dimensão estética ao meu trabalho”, ele explica. “A escolha da classificação do lixo dá um efeito gráfico. Tentei produzir uma imagem perfeita que evoca algo perturbador”.


Com sua série, Antoine aborda o principal obstáculo para começar as grandes mudanças na gestão de resíduos ou no aquecimento global – é tão invisível que esses problemas estão em nossas vidas no dia-a-dia: “Muitas vezes nós falamos sobre a quantidade de resíduos que produzimos, mas acho que o impacto de uma imagem pode ser mais poderoso do que uma tonelada de palavras “, observa Repessé. “Espero que meu projeto possa inspirar mudanças”, e nós também.