sexta-feira, 21 de abril de 2017

Real Madrid e Atlético se enfrentam na semi da Champions

Real Madrid x Atlético de Madrid e Monaco x Juventus. Essas serão as semifinais da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2016/2017. Foi o que ficou definido no sorteio desta sexta-feira em Nyon, na Suíça, na sede da Uefa, realizado para determinar os confrontos que definirão os finalistas da principal competição de clubes do mundo.

Os duelos pelas semifinais serão disputados em maio. Os jogos de ida ocorrerão nos dias 2 e 3, enquanto os duelos de volta estão agendados para 9 e 10 de maio, sendo que o Atlético de Madrid e a Juventus serão os mandante do segundo confronto das suas séries.
O clássico de Madri será disputado pela quarta edição seguida da Liga dos Campeões. Os times se enfrentaram nas decisões de 2014 e de 2016, além das quartas de final de 2015. E em todas essas oportunidades, o Real Madrid se deu melhor, superando o rival, assim como ocorreu na única semifinal entre eles, na temporada 1958/1959.

Campeão em duas das últimas três edições do torneio, o Real Madrid vai disputar a sétima semifinal consecutiva da competição o que é um recorde. Mas agora terá pela frente um time que se consolidou entre os grandes da Europa nos últimos anos, tanto que vai disputar a terceira semifinal em quatro temporadas, sendo que nas duas oportunidades anteriores avançou à decisão. Além disso, foi sorteado como mandante do segundo jogo, aquele que será o último pela Liga dos Campeões na história do Vicente Calderón.

O confronto entre Juventus e Monaco vai opor times de estilo bem diferentes. Afinal, a equipe de Turim só sofreu dois gols nesta Liga dos Campeões, contando com um sistema defensivo seguro e jogadores experientes. Já o clube francês possui um ataque poderosíssimo, o mais produtivo das principais ligas do futebol europeu nesta temporada, liderado pelo jovem Kylian Mbappé, de apenas 18 anos.

Na temporada 2014/2015, quando a Juventus foi finalista da Liga dos Campeões, a equipe de Turim passou pelo Monaco nas quartas de final. E o confronto se repetiu nas semifinais em 1998, quando o time italiano também se deu melhor, parando na decisão contra o Real Madrid, em um confronto que inclusive poderá se repetir na final de 2017.

O sorteio das semifinais da Liga dos Campeões contou com a participação de Ian Rush, lenda do Liverpool, que foi duas vezes campeão europeu pelo clube, em 1981 e 1984, além de ter faturado cinco títulos do Campeonato Inglês. E a escolha dele para o evento não foi fortuita, pois ele é um dos maiores nomes da história do futebol galês, país que receberá a decisão da Liga dos Campeões em 3 de junho, no Millennium Stadium, na cidade de Cardiff.