quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TSE aprova envio de forças federais ao Ceará no 2º turno

A Corte do Tribunal Superior Eleitoral aprovou no início da sessão plenária desta terça-feira (18), o pedido do TRE do Ceará de envio de tropas federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições em Fortaleza. O voto favorável foi da ministra Rosa Weber, acompanhado pelos demais ministros da Corte do TSE. Na mesma sessão, o TSE aprovou também o envio de tropas federais para o 2º turno no Rio de Janeiro, em processo cuja relatora foi a ministra Luciana Lóssio.
Durante a apreciação da matéria pelo Pleno do TRE, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, também foi favorável à requisição das tropas federais. O procurador argumentou que "percebe que houve tranquilidade no 1º turno, mas diante do relato dos juízes da capital e da manifestação do governador, que é o chefe das forças de segurança no Estado, não vejo outra saída a não ser concordar com o pedido".
O presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, que integra a Corte do TRE, também posicionou-se favorável "a fim de resguardar a segurança de servidores, magistrados, mesários e dos próprios eleitores no 2º turno".
"Caso o TSE aprove o pedido do TRE, trabalharemos todos juntos, Justiça Eleitoral, forças de segurança do Estado e forças federais, com um só propósito de levar tranquilidade aos eleitores de Fortaleza, no próximo dia 30, para que possam escolher livremente e com total transparência o prefeito da capital nos próximos quatro anos", disse o  desembargador Abelardo Benevides Moraes,  presidente do TRE-CE.
Fonte: Cnews