sábado, 24 de setembro de 2016

Policial que agrediu PM baleado após confronto em Fortaleza é afastado

Um policial militar que é visto em um vídeo chutando um homem baleado caído ao chão foi afastado das atividades. O alvo da agressão também é PM e ficou ferido em confronto com um policial civil, na última quarta-feira (21). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o policial, que não teve a identidade nem a patente reveladas, foi ouvido no Comando de Policiamento da Capital (CPC). "Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar o caso, e o agente de segurança se encontra afastado das funções de policiamento ostensivo", disse a Pasta.

O caso ocorreu na tarde de quarta-feira em uma farmácia localizada na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza. De acordo com o titular do 34º DP (Centro), delegado Romério Almeida, um policial militar foi confundido com um bandido por um policial civil. Ambos estavam no local à paisana.

Segundo o delegado, o policial civil teria achado que o PM estava em atitude suspeita dentro da farmácia e resolveu abordá-lo, mesmo sozinho.

O PM, que conforme testemunhas fazia compras no estabelecimento, assustou-se e puxou a arma de fogo que levava na cintura. Houve uma breve luta corporal e vários disparos foram efetuados no confronto.

As balas chegaram ao outro lado da rua e atingiram fachadas de prédios localizados próximo à farmácia.

O cabo PM Edilson Barreto da Silva sofreu um ferimento na perna que atingiu a veia femoral. Já o inspetor Olívio Gabriel Torres Júnior levou um tiro no rosto. Ambos foram levados para o Instituto Doutor José Frota (IJF) e, até o fechamento desta edição, permaneciam internados. O quadro de saúde deles era considerado estável. "Ambos passaram por cirurgia e continuam sendo observados pela equipe médica do hospital", informou a SSPDS.

Imagens gravadas com um celular mostram o cabo PM caído quando o outro policial o agride, com chutes, sendo contido por outros policiais. Uma equipe da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) esteve no local e iniciou as investigações.