quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Por que os médicos recomendam que você cozinhe em panelas de ferro?

Sua velha e querida frigideira de ferro faz muito mais por você do que você imagina. Seus benefícios vão muito além de deliciosas crostas caramelizadas e uma perfeita apresentação rústica. Sabia que ela pode aumentar o teor de ferro dos alimentos e ajudar você a obter minerais que sua dieta não lhe oferece?
image
Porque com elas você obtém esse mineral naturalmente e pode dispensar os suplementos. (FOTO DE MITCH MANDEL)
 
Talvez você se pergunte: ‘Quais são as proporções desses minerais?’ Segundo um estudo publicado no Indian Journal of Pediatrics, as panelas de ferro proporcionam 16 por cento mais de ferro do que as panelas antiaderentes. No entanto, outra pesquisa mostra que nem todos os alimentos sofrem um incremento em seu conteúdo de ferro. “Os alimentos ácidos absorvem o máximo de ferro provavelmente porque a vitamina C aumenta a absorção desse mineral”, diz a nutricionista Jessica Cording.

Esse fato foi confirmado pelos pesquisadores que escrevem para o Journal of the American Dietetic Association, eles chegaram a essa conclusão depois de testar mais de 20 alimentos diferentes antes e depois de cozinhá-los em panelas de ferro. A compota de maçã ácida, por exemplo, passou de praticamente nenhum conteúdo de ferro a acumular mais de 7 miligramas desse mineral. Já o ferro contido no molho de tomate, outro alimento ácido, aumentou em mais de 5 miligramas.

Ainda assim, é difícil calcular a quantidade exata de ferro que o alimento que você vai cozinhar irá absorver. Alimentos líquidos e aqueles de cozimento lento — como os ensopados à base de tomate — tendem a absorver mais ferro do que os alimentos secos ou aqueles que são cozidos rapidamente como, por exemplo, o arroz de cozimento rápido. “Quanto mais tempo você cozinhar algo na panela, mais ferro ela vai absorver,” explica Cording.

A idade de sua panela também conta­. “Uma panela velha e bastante usada acaba criando um revestimento fino que faz com que o ferro seja menos reativo aos alimentos,” diz Cording. Em outras palavras, uma frigideira novinha em folha vai impregnar a sua refeição com mais ferro do que aquela bateria de cozinha de 50 anos que foi de sua avó e ainda está em uso. Mas isso é porque você conhece o truque para deixar sua frigideira de ferro pronta para usar como uma verdadeira profissional.

Tudo isso significa que, sim, você pode incrementar o valor nutritivo de seus alimentos — talvez de maneira significativa — cozinhando-os em panelas de ferro. Contudo, devido à dificuldade em calcular de maneira precisa a quantidade de ferro que seu corpo pode absorver, você não deve transformar sua frigideira em uma substituta dos alimentos ricos em ferro.

Em vez disso, encare-a como um suplemento. “Se você seguir uma dieta baseada em vegetais como feijões, lentilhas, nozes e vegetais folhosos, eles se tornarão sua principal fonte de ferro e sua ingestão diária melhorará muito,” diz Cording. Leve isso em conta, sobretudo se você estiver tomando medicamentos que dificultam a absorção de ferro por parte do organismo (como antiácidos ou suplementos de cálcio) ou se estiver em seu período menstrual, já que as mulheres tendem a perder mais ferro durante esses dias.

A exceção à regra se dá se você for portadora de hemocromatose hereditária, uma doença associada ao aumento excessivo das reservas de ferro. “Você corre o risco de absorver muito ferro [por usar uma frigideira feita com esse material], pois pode ser bastante difícil dizer a quantidade extra que você absorveria cada dia, e isso pode ser perigoso,” diz Cording. Em casos como esse, é melhor optar por panelas de aço inoxidável.
Este artigo foi publicado originalmente no site Rodale’s Organic Life.