sábado, 1 de agosto de 2015

Familiares de Bin Laden morrem em acidente de jato no Reino Unido


 
LONDRES — Membros da família de Osama bin Laden estavam no jato que caiu no condado britânico de Hampshire na sexta-feira, informaram a embaixada da Arábia Saudita e o Reino Unido. A aeronave, que pertencia à família do ex-líder da al-Qaeda, caiu perto do aeroporto de Blackbushe, matando o piloto e todos os três passageiros.

Um amigo da família disse à rede NBC que os mortos incluem a madrasta de Bin Laden, Rajaa Hashim, sua meia-irmã Sana bin Laden e seu marido Zuhair Hashim. Os nomes têm sido amplamente divulgados em vários sites de mídia árabe, mas ainda não foram confirmados pela polícia ou por membros da família. 

A princesa saudita Basmah bint Saud, que mora em Londres, divulgou um comunicado em seu site oficial nomeando as vítimas, dizendo que ela recebeu a notícia com "grande tristeza".

Sem confirmar a identificação das vítimas, o embaixador saudita para o Reino Unido, o príncipe Mohammed bin Nawaf al-Saud, ofereceu condolências à família de bin Laden.

A embaixada acrescentou que estava trabalhando com as autoridades britânicas para garantir a transferência rápida dos corpos para enterro na Arábia Saudita.

A aeronave teria deslizado na pista depois de tentar pousar e, sem seguida, caiu em um estacionamento de carros a serem leiloados.

O avião — um Embraer Phenom 300 — seria de uma empresa de aviação de propriedade da família de Bin Laden. O voo partiu do aeroporto de Malpensa, em Milão.

O acidente foi registrado por moradores das áreas próximas, que publicaram imagens e vídeos nas redes sociais.

— Eu vi quando ele tinha acabado de caiu e pude ver o avião em chamas — contou Andrew Thomas à BBC.

O pai e um irmão de Osama bin Laden morreram em acidentes aéreos com jatos. O ex-líder da al-Qaeda foi morto a tiros por forças americanas no Paquistão em 2011.

Avião teria caído em pátio de carros - Reprodução Twitter