quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ferrugem lança turnê depois de estourar com vídeo do hit ‘Climatizar’ na internet

Em 2013, se você perguntasse a Jheison Failde de Souza onde ele estaria em dois anos, provavelmente a resposta seria diferente da realidade. Assumindo o apelido Ferrugem como nome artístico, o cantor comemora, nesta sexta-feira, um grande passo na sua carreira: vai lançar sua turnê no Barra Music, com participação de Clareou e Reinaldo.

— Vou colhendo e plantando. Ainda tenho um disco inteiro para trabalhar — diz ele, referindo ao CD “Climatizar”, que acaba de chegar ao mercado: — Passei 14 anos esperando por isso. Entre os 12 e 13 anos, conheci o pagode e o samba e me apaixonei. Na época, não ganhava dinheiro ainda, morava com meus pais.

A brincadeira começou a ficar séria a partir dos 16 anos.

— Foi entre 15 e 16 anos que comecei a me apresentar para ganhar dinheiro. Sabe como é, adolescente gosta de ter sua graninha — diverte-se ele, que também já foi entregador de pizza, vendedor de jornal, panfleteiro e ambulante.
O romance com “Climatizar” começou em 2013: depois de ouvir a música na casa do amigo e compositor Diógenes Tiê, ele gostou tanto que decidiu gravar ali mesmo. 

O vídeo foi compartilhado no Youtube e rendeu, dois anos depois, um contrato com uma gravadora, um CD e, agora, a turnê. 

Apesar de curtir o bom momento, Ferrugem assume que enfrentou um pouco de resistência no começo da carreira:

— A galera lá de casa curtia quando eu falava que gostava de cantar, mas quando disse que queria seguir carreira, eles levaram um choque (risos). Meu avô paterno, Jorge, que também participa de roda de samba, sempre me apoiou.
Ferrugem gravou com Anitta a faixa “Namorado”, de seu primeiro disco, “Climatizar” .

E a família trabalhou para o sucesso do jovem que nasceu e foi criado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Juliana, de 28 anos, com quem está casado há 7 e tem uma filha, Júlia, de 3, já foi empresária de Ferrugem por um tempo:
— Ela acompanhou desde o começo. É muito com ter quem te quer bem do seu lado.

O plano agora é viajar por cada cantinho do Brasil. Sobre com quem gostaria de cantar, ele afirma que tem muita gente e que já realizou seu sonho: cantar ao lado de Péricles, seu ídolo. Já no disco de estreia, mais uma boa surpresa, já que ele dividiu os vocais de “Namorado” com Anitta.

— O mais legal foi que Anitta, quando soube que eu estava na Warner, que também é a gravadora dela, mw mandou uma mensagem falando que gostaria de fazer uma parceria. Quando me disseram que “Namorado” seria um dueto, aí eu juntei tudo!