sábado, 30 de maio de 2015

Opositor desiste e Joseph Blatter é reeleito presidente da Fifa

Mesmo em meio ao maior escândalo de corrupção da história do futebol, Joseph Blatter será o presidente da Fifa pelos próximos quatro anos. Será o quinto mandato dele à frente da entidade. O cartola suíço assumiu o cargo pela primeira vez em 1998.

O primeiro turno da eleição realizada em Zurique, na Suíça, não garantiu dois terços dos votos a nenhum dos dois candidatos, nesta sexta-feira, mas o opositor Ali Bin Al Hussein renunciou do pleito ao notar que não tinha chances de vitória na sequência da eleição.

No discurso após anunciar a desistência, Al Hussein, príncipe da Jordânia, declarou: "Eu gostaria especialmente de agradecer a vocês que foram bravos o suficiente para votar em mim". Ele recebeu um abraço do ex-jogador francês Michel Platini, presidente da Uefa, a federação europeia de futebol, ao sair do pleito.

No primeiro turno, Blatter recebeu 133 indicações entre as 209 federações associadas. Al Hussein teve 73. Três não foram contabilizados. 

"Let's go Fifa"

Em discurso logo após saber da reeleição, Blatter agradeceu os votos e disse que não é perfeito. "Ninguém é", minimizou. Ele terminou a fala aplaudido pelos presentes e gritando "Let's go Fifa, let's go Fifa" ("Vamos Fifa", em inglês).

"Prometo a vocês, que, no fim do meu mandato, darei a Fifa ao meu sucessor em uma posição muito forte do que está agora", disse Blatter, indicando que esta pode ser seu último mandato na entidade. "Eu sou agora o presidente de todo mundo", completou, prometendo governar também para a oposição.

Protestos

A cerimônia desta sexta-feira foi marcada por protestos. Do lado de fora do teatro, houve manifestações em prol dos palestinos e também contra as condições de trabalho nas obras para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Uma ativista da causa palestina chegou a conseguir entrar no local e interrompeu discurso de Blatter, que pediu para que a segurança a retirasse.

Depois, o clima foi de apreensão durante o intervalo para o almoço dos participantes do congresso, pois a polícia suíça recebeu uma ameaça de bomba, que acabou não se confirmando. Os representantes puderam então voltar ao auditório para a eleição que deu mais um mandato a Joseph Blatter.

Mesmo com as críticas que recebeu nos últimos dias, Blatter manteve o apoio conquistado de grande parte das federações para triunfar. A eleição ficou com apenas dois candidatos somente na reta final, pois o português Luis Figo e o holandês Michael van Praag anunciaram na semana passada a desistência do pleito.