segunda-feira, 25 de maio de 2015

Cobra foge da casa do criador no Benfica e é encontrada após 2 dias

O professor universitário Fernando Cerqueira reencontrou, na manhã desta segunda-feira, a cobra Aira, uma píton que cria há cerca de 15 anos em casa, no bairro Benfica. A cobra, que pesa 10 kg e mede 2,75 m, foi encontrada no banheiro de uma empresa de telemarketing que fica próxima à casa do professor. O animal fugiu da casa de Fernando na sexta-feira (22) a noite depois de escalar o muro dos fundos do imóvel.

Após avisar aos vizinhos, à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e à Polícia sobre o desaparecimento do animal, o professor começou uma campanha no Facebook para tentar encontrar o bicho e informar à população sobre docilidade de Aira. 

"Ela é muito dócil. E já participou de campanhas publicitárias da Secretaria de Saúde, de uma exposição para fotografias com crianças que teve no Shopping Iguatemi, de um filme e de programas de TV", disse o professor, que afirmou que o animal só se alimenta de pequenos camundongos comprados especialmente para isso.  

O professor disse ter todas as documentações do animal em dia e afirmou ter tido receio de que populares matassem-na ao encontrá-la. "É uma cobra muito dócil, mas as pessoas têm medo porque podiam achar que ela é venenosa e podiam matá-la", disse, justificando a campanha de divulgação feita na região e nas redes sociais. No Facebook, a publicação em busca do animal teve mais de 500 compartilhamentos.

As pítons são naturais de algumas regiões da África e da Ásia e não possuem presas inoculadoras de veneno. Em aparência, são semelhantes às jiboias, comumente encontradas em diversas regiões de mata no Brasil.