segunda-feira, 16 de março de 2015

Duras na queda

Protagonistas de 'Babilônia', nova novela das 21h que estreia hoje, na Globo, Gloria Pires, Camila Pitanga e Adriana Esteves falam sobre suas personagens, todas mulheres fortes e decididas
  
Mãe de Antônia, de 6 anos, Camila Pitanga já "vestiu uma capa de mulher durona" por ter começado a trabalhar muito cedo. Hoje, ela vem aprendendo a assumir suas fragilidades.

Adriana Esteves admite ser "controladora" nos papéis de dona de casa e de mãe (ela tem um garoto de 8 anos e dois adolescentes, de 15 e 17).

Atriz deste a infância, Gloria Pires, mãe de quatro filhos (com idades entre 10 e 32 anos), assume que seu grande dilema "continua sendo dar conta de tudo num dia tão curto". Atrizes experientes, com personagens de sucesso, as três enfrentam questões comuns às mulheres.

A partir de hoje, com a estreia de "Babilônia", novela das 21h da Globo, o trio passa a acumular mais funções. Elas são as protagonistas da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

O tempo de Glória, de 51 anos, a vilã Beatriz do folhetim, já está curto antes da estreia. Adriana, que faz Inês, outra malvada da trama, afirma. "Gosto de ser metódica, mas com humor. E isso dá um equilíbrio", diverte-se a atriz, de 45 anos.

"Eu e Adriana estamos num amor total. Tem um encontro, parceria, uma maneira parecida de ser e de ver as coisas. Com Camila gravei pouco, mas é uma atriz muito séria e dedicada", diz Gloria.

Adriana costuma dividir o camarim com Gloria. Elas convivem por muitas horas. "Nós ficamos juntas das 11h às 21h, da hora que chegamos até o final das gravações. Estamos em constante duelo em cena. É um trabalho difícil, mas estou muito estimulada", fala Adriana.

Camila, de 37 anos, que vive Regina, gravou pouco com as outras atrizes. Ela vive a mocinha batalhadora e nada perfeita, que não leva desaforo para casa. A primeira cena da atriz com Adriana já está sendo exibida nas chamadas de "Babilônia" retrata bem o tom da história.

"Já começamos com um tapa na cara! Mas, antes de gravar, dei um abraço forte na Adriana e nos desejamos 'merda' (expressão frequente entre atores para desejar boa sorte)", lembra Camila.

Envolvidas com as gravações desde o ano passado, Adriana e Gloria são amigas de infância que vivem em choque. A personagem de Adriana é invejosa e nutre uma verdadeira obsessão pela Beatriz de Gloria, mulher movida pelo poder.

"Inês se sente uma grande injustiçada pela vida. Isso é muito comum. Existem várias pessoas que ficam o tempo inteiro se vitimizando", aponta Adriana.

No primeiro capítulo, será exibida uma cena ambientada em 2005, numa festa de gala no Morro da Urca. É lá que Inês, depois de ser desprezada por Beatriz, grava um vídeo dela com o amante, o motorista Cristovão (Val Perré). E usa o material para chantagear a "amiga". Esperta, Beatriz assassina o amante e incrimina Inês. Sem saída, as duas decidem se unir.

"Beatriz é implacável, dissimulada e manipuladora", adianta Gloria, que define a personagem como "insaciável, em todos os sentidos".

"Ela não é ninfomaníaca. Beatriz gosta do esporte, tem a necessidade de dominar", diz.