sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Agrotóxico: é preciso cuidado no controle

Foi instituído o dia 11 de janeiro como o Dia de Controle da Poluição por Agrotóxico, por isso vale ressaltar a preocupação diária e constante com o meio ambiente.

Por este motivo, a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, resolveu informar sobre dados pertinentes ao tema para toda a população, principalmente para os agricultores que fazem uso dos agrotóxicos (venenos).

No Brasil os agrotóxicos foram introduzidos na década de 50 com a mecanização da agricultura. Não resta dúvida de que o aumento da produção em grande escala que transformou o Brasil em um dos maiores exportadores agroindustriais deve-se em grande parte ao controle das pragas, através do uso dos agrotóxicos.

Mas nas entrelinhas do progresso também se encontra a decadência - o homem vítima de suas próprias descobertas.

Dados apontam que o aumento do consumo dos agrotóxicos no Brasil nos últimos 40 anos está estimado em 700%, enquanto a área agrícola aumentou apenas 78% nesse mesmo período. O resultado mostra dados alarmantes de intoxicação por agrotóxicos no país.

Em 2010 foram registrados 4.789 casos somente por agrotóxicos agrícolas e no mesmo período um total de 86.789 casos por diversos agentes como animais peçonhentos, raticidas e os domissanitários, que são os desinfetantes, repelentes, sabões e detergentes, produtos de limpeza em geral de uso em tratamento em piscinas e outros. E desses casos de intoxicação resultaram 1796 mortes.

A preocupação com a saúde é o fator principal quando se trata do uso e manuseio com os produtos químicos, pois o uso inadequado pode ocasionar sérios problemas de saúde como câncer, má formação fetal, dor de cabeça, diarréia, vômitos, desmaios, náuseas, problemas de rins, doenças de pele, irritação nos olhos e no aparelho auditivo, depressão, lesão neurológica, neurite na coluna neurológica cervical e problemas hormonais.

Alguns cuidados devem ser tomados ao lidar com esses produtos: evitar o manuseio ou aplicação por menores de idade, por pessoas mal alimentadas ou com problemas de saúde, usar sempre equipamentos de proteção tais como luvas, botas e roupa especifica, ler as instruções da bula antes do uso e utilizar sempre a dosagem permitida, que deve ser prescrita por profissional habilitado (agrônomo ou técnico agrícola).

O agrotóxico é um "veneno" que pode ser usado para o bem, mas se mal administrado é um potencializador de males tanto para o meio ambiente quanto para o homem.

Use-o com moderação e cuidado para o bem da sua saúde e por um ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.

(Colaborou Jeruza T. Costa, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente do município)

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação