sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brasil é um Mercedez-Benz adaptado

Avesso ao rígido protocolo do cargo e também a ostentação, o papa Francisco terá que se contentar em circular no Brasil em um papamóvel adaptado a partir de um carro de luxo da linha ML da Mercedez-Benz - a marca alemã é fornecedora do Vaticano há mais de 80 anos.

O veículo, diferente do que tem sido usado pelo papa Francisco no Vaticano em suas aparições públicas, possui uma cabine panorâmica de vidro blindada. Na cabine, além do papa, cabem mais dois passageiros, que se sentam de frente para o Santo Padre.

O compartimento permite que o papa fique sentado em uma altura capaz de ser visto de corpo inteiro por quem está de fora. O teto é iluminado para que o pontífice fique mais visível aos fiéis. Com os vidros e latarias blindados, capaz de suportar ataques de fuzis, metralhadoras e até granada, a proteção tornou-se fundamental depois que o papa João Paulo II sofreu atentado em 1981, na praça São Pedro. A cor do papamóvel é o tradicional branco.

Na frente, além do motorista, há lugar para mais um passageiro - em geral, ocupado por um segurança. O veículo é ainda equipado com sistema de ar condicionado.

Apesar do vidro blindado, o papa pode optar em andar com o veículo com os vidros abertos para estar mais próximo da multidão que o espera no País. Porém, com a onda de protestos no Brasil e o aumento da preocupação com a segurança do papa durante a sua estado no País devem inibir o pontífice de fazer atos desse tipo e até de quebrar o protocolo - recentemente, circulando de papamóvel depois de uma audiência geral na praça São Pedro, o papa Francisco convidou um jovem de 17 anos com Síndrome de Down a subir no veículo por alguns instantes e deu-lhe um abraço.

Com chegada prevista no dia 22 de julho, no Rio de Janeiro, o papa Francisco deverá utilizar o papamóvel em alguns momentos da sua viagem que termina no dia 28 de julho. A agenda oficial do líder da Igreja Católica no Brasil já foi divulgada, mas não relaciona os instantes em que o papa estará circulando com o veículo.

Mas a previsão é que na passagem do pontífice em Aparecida do Norte (SP), no dia 24, ele percorra a cidade de papamóvel. Por conta disso, foi solicitado até que quebra-molas ao longo do percurso fossem retirados para a passagem do veículo. Nos atos da Jornada Mundial da Juventude em que o papa Francisco participar, também é provável que ele faça uso do papamóvel em seus deslocamentos.