Os testes acabaram, os espaços para erros também. Os quase 25 mil pagantes que encheram o Pacaembu na tarde deste domingo querem ver um Corinthians combativo nas decisões do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores. Mesmo mostrando pouco do espírito que levou o time às conquistas de 2012, o Corinthians fez 2 a 0 no Atlético Sorocaba com tranquilidade, classificou-se na quinta posição do estadual e tem duelo marcado com a Ponte Preta nas quartas de final, em data a ser divulgada nesta segunda-feira pela Federação Paulista.
Será a reedição do duelo de 2012, quando a Macaca eliminou o Timão nesta mesma fase, com uma vitória por 3 a 2.
O jogo serviu mais para Tite testar um esquema com três atacantes – Emerson Sheik, Alexandre Pato e Guerrero começaram um jogo juntos pela primeira vez na temporada. Deu certo lá na frente, com boas trocas de passes e dois gols marcados no primeiro tempo. Na defesa, a marcação deixou um pouco a desejar, ficou mais frouxa no meio-campo. A tendência é que o técnico só utilize essa formação em casos pontuais.
A vitória levou o Corinthians aos 35 pontos, mesmo número do Palmeiras, mas com vantagem no saldo de gols. O Atlético Sorocaba, que apenas cumpria tabela, manteve os 19 pontos, com mais um ano garantido na elite do futebol paulista.
Além do confronto com a Ponte, o Corinthians terá na sequência o jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors, dia 1º de maio, em Buenos Aires.
O maior objetivo de Tite neste domingo era testar pela primeira vez a formação com Alexandre Pato, Guerrero e Emerson Sheik no ataque. O resultado veio, e o Timão matou o jogo no primeiro tempo, mas ainda houve ressalvas em relação à proteção defensiva com esse esquema mais insinuante.