![]() |
| Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Um
lote extra do abono salarial Pis/Pasep será liberado nesta quarta-feira
(15), pelo governo federal. O benefício contemplará os mais de 1,6
milhão de trabalhadores que tiveram atraso nos dados enviados pelos
empregadores e não foram beneficiados no calendário regular.
Conforme
resolução do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que autorizou o
lote, o montante distribuído será de R$ 1,5 bilhão e ficará disponível
para saque até 29 de dezembro deste ano.
A
autorização ocorreu para possibilitar que empresas e órgãos públicos
tivessem um prazo maior para corrigir informações de funcionários no
sistema oficial.
O que é o abono Pis/Pasep?
O
abono Pis/Pasep é como um "14º salário" pago pelo governo federal aos
trabalhadores com carteira assinada e que receberam até dois salários
mínimos mensais no ano-base. O valor pode chegar a R$ 1,5 mil,
equivalente a um salário mínimo, e varia de acordo com a quantidade de
meses trabalhados.
O
MTE detalha que os beneficiados devem estar inscritos no Pis/Pasep há
pelo menos cinco anos e ter os dados corrigidos pelos empregadores no
sistema eSocial ou Rais até junho deste ano.
Como consultar
Os valores estarão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
Com informações do Diário do Nordeste.
