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Foto Divulgaçao/TLSA |
Com
cinco trechos e um total de 235 km já em obras no estado, a Ferrovia
Transnordestina avança para execução de mais um intervalo com montagem
de infraestrutura.
Além
de reduzir os custos logísticos, a ferrovia oferece uma alternativa
eficiente para o escoamento de grãos, combustíveis, fertilizantes e
minérios, fortalecendo a competitividade do agronegócio nordestino no
mercado global.
A
previsão é que as primeiras operações de carga se iniciem ainda em
2025, a partir do Terminal Intermodal de Bela Vista do Piauí.
Nesta
quinta-feira (5), Governo do Ceará e TLSA realizam cerimônia para
autorizar o início das obras do Trecho 8, que liga Itapiúna e Baturité.
Com
investimento aproximado de R$ 1 bilhão, o novo trecho terá 46
quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Quixadá (10,5 km),
Itapiúna (21 km), Capistrano (12 km) e Baturité (2,5 km).
O
projeto prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro
passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias após
a assinatura do contrato. A expectativa é que sejam gerados de 800 a
mil empregos diretos e até 3 mil indiretos.
ASSINATURA
A
ordem de serviço será assinada às 10h30, na EEEP Clemente Olintho
Távora Arruda, em Baturité, com as presenças do governador Elmano de
Freitas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do presidente da
Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho.
O
trecho 8 tem 46 km de extensão, e passa também pelo município de
Capistrano. No total, a fase 1 da Transnordestina tem 676 km de ferrovia
concluída.