
A poucos dias para encerramento do prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda, 660 mil contribuintes da Receita Federal no Ceará entregaram, até a noite desta quarta-feira (21), os dados sobre rendimentos e despesas no ano de 2024.
O Chefe da Divisão de Fiscalização da Receita Federal no Ceará, auditor fiscal Getúlio de Alencar, disse, nesta quinta-feira (22), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que a estimativa é que, até o dia 30 de maio, pelo menos, 1 milhão de cearenses façam um encontro de contas com o Leão do Imposto de Renda.
Durante a entrevista, Getúlio fez um alerta sobre a declaração que deve ser apresentada pelos microempreendedores individuais. Declarações não apenas como Pessoa Jurídica, mas, também, das pessoas físicas com renda anual superior a R$ 33.300,00.
Quem deixar de entregar a declaração dentro do prazo legal, ou seja, 30 de maio, receberá uma multa de R$ 165,74 mas a punição, para quem ignorar por completo o encontro de contas com a Receita Federal, vai muito além, com suspensão, por exemplo, do CPF.
A prestação de contas com a Receita Federal deve ser feita com precisão nos dados correspondentes a receitas e despesas. Quem omite informações pode sofrer uma multa que varia de 75% a 225% do imposto sonegado e, dependendo da gravidade, a pena pode ser de reclusão de 2 a 5 anos.