quarta-feira, 26 de março de 2025

Aos 18 anos, estudante cearense é aprovado em uma das melhores universidades do mundo


Aos 18 anos e com mais de 30 medalhas de olimpíadas de matemática no currículo, o cearense Matheus Alencar de Moraes foi aprovado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais renomadas do mundo. 

A instituição localizada em Cambridge, nos Estados Unidos, vem ocupando o 1º lugar em um dos principais rankings universitários internacionais, o QS World University Rankings, desde 2012.Foto: Divulgação

Nascido em Fortaleza, Matheus participa de olimpíadas científicas desde o ensino fundamental, competindo em eventos locais, nacionais e internacionais. Ao falar sobre a aprovação para o MIT, esse inclusive é um aspecto que o jovem cearense destaca na própria trajetória.

Para o processo seletivo nos Estados Unidos, ele explica, não basta ser um bom aluno, estudar e tirar boas notas na escola. É importante aplicar o conhecimento em atividades extracurriculares.

“O processo para passar nos Estados Unidos é muito diferente para cada pessoa. A depender de com quem você está falando, as dicas vão ser diferentes. Eu diria para (outros estudantes) seguirem o que gostam e acharem algo em que possam fazer a diferença”, disse ele, em entrevista ao Diário do Nordeste.

Entre as atividades extracurriculares de Matheus está a participação do Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento (Noic), uma iniciativa em que estudantes experientes em olimpíadas científicas auxiliam na preparação de outros alunos para esses eventos.

Con informações do Diário do Nordeste.