Foto: Reprodução
O governo federal anunciou, nesta terça-feira (29), a realização de um novo concurso público para a Polícia Federal (PF), com 2 mil vagas.
A previsão é de mil contratações em 2025 e outras mil em 2026, contemplando todos os cinco cargos da corporação: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. A portaria oficial com os detalhes da seleção deve ser publicada em até duas semanas.
O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a ampliação do efetivo elevará o número de policiais federais de 13 mil para 15 mil, reforçando o combate ao crime organizado, a segurança das fronteiras e a fiscalização de crimes ambientais.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que o governo priorizou a realização do concurso e que a nomeação dos aprovados pode ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026. Ela também garantiu que os custos da seleção estão alinhados com a economia prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) e não comprometerão o planejamento fiscal do governo.
As próximas etapas do processo definirão a distribuição exata das vagas por cargo, assim como os requisitos específicos para cada função.
FONTE MISÉRIA