Segundo o MEC, aplicação do 2° dia de prova foi considerada positiva. Foto: USP Imagens
O Ministro da Educação, Camilo Santana, propôs mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2025. Durante uma live realizada no último domingo (10), o titular apontou a reintrodução do Enem como certificação de conclusão do Ensino Médio, a substituição da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para alunos do 3º ano pelo exame, e a manutenção do foco de conteúdo do Enem na formação geral básica, com a redução ou eliminação de conteúdos flexíveis do Novo Ensino Médio.
Essas mudanças ainda estão em fase de avaliação e serão debatidas nos próximos meses pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por definir as diretrizes da prova. Na oportunidade, o Ministério da Educação (MEC) avaliou positivamente a aplicação de 2024. Segundo o MEC, foi registrado participação de 69,4% entre os 4,3 milhões de inscritos, no segundo dia de provas.
Gabarito será adiantado
Ainda em live, o ministro anunciou que a divulgação do gabarito oficial da prova, prevista anteriormente para ser liberado dia 20, deve ser antecipado. A expectativa é que nesta segunda-feira (11), o Inep informe a nova data.
O resultado das notas individuais segue conforme estabelecido no cronograma do edital. Os participantes terão acesso somente no dia 13 de janeiro de 2025.
FONTE MISÉRIA