Foto: divulgação
A Justiça Eleitoral impugnou nesta terça-feira (17) a pesquisa de intenção de votos para os candidatos à prefeitura de Mauriti realizada pelo Instituto Opinião. O levantamento, registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 05178/2024, estava previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (20).
O pedido de impugnação foi apresentado pela coligação “Unidos por uma Mauriti Melhor”, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na decisão do magistrado, ficou evidenciado que a pesquisa apresentava indícios de descumprimento de requisitos básicos estabelecidos pela legislação eleitoral.
Segundo as alegações presentes no processo, o instituto teria sido aberto a menos de um ano no do Rio de Janeiro, tendo realizado apenas uma pesquisa no estado de São Paulo. Outro indício mencionado na decisão refere-se aos valores investidos pela própria empresa na realização da pesquisa, R$ 9.000 mil reais, que foram considerados significativamente inferiores aos praticados por outros institutos.
Além disso, durante a pesquisa realizada no município de Mauriti, o Instituto teria usado um método que pode gerar diferenças da amostragem em relação ao contexto real.
Fonte Miséria