quarta-feira, 19 de junho de 2024

Termina hoje prazo para pagamento da inscrição no Enem; saiba o que acontece se você não pagar

Taxa de inscrição de R$ 85 pode ser paga através de boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, segundo o Inep

Enem é o maior vestibular do País, servindo como porta de entrada para mais de uma centena de instituições de educação superior
Enem é o maior vestibular do País, servindo como porta de entrada para mais de uma centena de instituições de educação superior Foto: Hélvio Romero/Estadão / Estadão

Termina, nesta quarta-feira, 19, o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Para quem não solicitou ou teve pedido de isenção negado, a taxa de R$ 85 pode ser paga através de boleto bancário, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, a depender do banco.

Os candidatos que optarem por realizar o pagamento através de boleto podem gerá-lo na Página do Participante, que deve ser acessada com os dados da plataforma gov.br, do governo federal.

As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, 14. Os candidatos do Rio Grande do Sul têm prazo maior para efetuar a inscrição no exame, devido ao estado de calamidade decorrente das chuvas e enchentes que atingiram a região em maio.

De acordo com o edital do Enem, os participantes que tiveram o pedido de isenção da taxa de pagamento aprovado, não deverão se preocupar com a taxa, pois a participação no exame foi garantida ao concluir a inscrição. Quem não estiver isento, tem até esta quarta para realizar o pagamento, respeitando os horários de compensação bancária.

Me inscrevi e não paguei a taxa, o que acontece? 

O edital do Enem prevê que aqueles que não estão isentos e não realizaram o pagamento da taxa até esta quarta-feira estão sujeitos a terem a inscrição cancelada. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não haverá prorrogação do prazo para pagamento, independentemente do que tenha motivado o atraso. 

Enem, Sisu, Fuvest: veja datas importantes para ficar atento em 2024

O Inep aponta, ainda, que é de responsabilidade do candidato acompanhar a situação do seu cadastro e a divulgação do seu local de prova, através da Página do Participante.

Devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, candidatos gaúchos não precisarão pagar taxa de participação. O calendário específico para esse público ainda vai ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

FONTE TERRA