Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Dados divulgados pela B3 nesta segunda-feira (17) mostram que o financiamento de veículos cresceu 15,4% em maio deste ano quando comparado com o mesmo período de 2023. Ao todo foram 577 mil unidades financiadas. Frisa-se que este conjunto inclui veículos leves, motos e veículos pesados de todo o país. Entretanto, detalha-se que se a comparação for estabelecida tendo como base o mês de abril de 2024 se verificará uma queda de 5,6%.
Pondera-se que, nos primeiros meses deste ano, o Brasil registrou o financiamento de 2,8 milhões de unidades veiculares. Esse contexto demarca um crescimento de 24,4% em relação aos primeiros meses de 2023. De modo quantitativo significa que este ano foram financiados 559 mil veículos a mais que no mesmo período em 2023. Dentro deste âmbito, explica-se que o país alcançou a melhor marca para os cinco primeiros meses dos últimos 13 anos.
“Os resultados de maio seguem a tendência de crescimento neste ano em relação a 2023. A queda na comparação com o mês anterior está relacionada principalmente à tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, com impacto direto no varejo local e na operação do Detran desse estado”, pontuou Gustavo de Oliveira, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
FONTE MISÉRIA