Foto: Dimitar DILKOFF / AFP
A um mês do início dos Jogos de Paris 2024, o Brasil conta com 259 vagas, e 237 atletas garantidos em sua delegação, sendo 137 mulheres, 93 homens e as vagas do hipismo ainda a definir. Ao todo, Paris receberá 10,5 mil atletas, sendo 5.250 do sexo feminino e 5.250 do masculino. Essa será a primeira edição da história dos Jogos a alcançar a paridade numérica de gênero.
Em todas as edições anteriores, o número de atletas mulheres sempre foi menor que o de atletas homens na delegação brasileira. Em Paris vai ser diferente. O número de mulheres já superou o de homens, uma novidade no Time Brasil. A expectativa é que elas se tornem o carro chefe da delegação na luta pelo pódio. Rebeca Andrade, Rayssa Leal, Ana Marcela Cunha, Mayra Aguiar, Beatriz Souza, Bia Ferreira, Ana Patrícia/Duda, Martine/Kahena, são algumas das favoritas a conquistar uma medalha olímpica.
Apesar de o Comitê Olímpico do Brasil (COB) não estipular nenhuma meta sobre o número de medalhas em Paris, o presidente Paulo Wanderley espera que o time supere os números alcançados na última Olimpíada, quando o Brasil conquistou 21 medalhas, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, com a participação de 302 competidores.
Ginástica artística será primeira equipe brasileira a chegar à Vila Olímpica
Maioria no Time Brasil, as mulheres irão inaugurar a Vila Olímpica nos Jogos de Paris-2024. Entre as modalidades que chegam à França em parceria com o COB, a ginástica artística será uma das primeiras a embarcar para a aclimatação em solo francês.
De acordo com o COB, no dia 6 de julho, as equipes feminina e masculina viajam para cidade de Troyes, a 160km de Paris, onde ficarão treinando até o dia 18. De lá, seguem para a Vila Olímpica, onde inauguram a presença brasileira no local.