Foto: Ascom Cogerh
O Ceará ainda observa bons resultados da quadra chuvosa 2024, já que dados da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh) mostram que, mesmo após a finalização do período de maiores chuvas, um total de 35 reservatórios permanece transbordando. Lembra-se que a quadra chuvosa foi encerrada em 31 de maio.
Além disso, pontua-se que outros 44 açudes estão com volume acumulado que supera os 90% de suas respectivas capacidades. Entre estes, é possível destacar a Barragem Mamoeiro, em Antonina do Norte, que está com pouco mais de 96% da sua carga preenchida. O açude Pau Preto, em Potengi, conta com uma ocupação da ordem de 95%, já o reservatório Olho D’água, situado em Várzea Alegre, registra neste momento quase 97% de seu volume máximo.
Cabe salientar que os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que a quadra chuvosa de 2024 ficou levemente acima da média histórica, o que permitiu que diversos reservatórios do estado conseguissem registrar bom acréscimo em seus volumes. Hoje, o Ceará conta com 157 açudes monitorados.
Nessa linha, indica-se que o estado registrou alguns dos melhores dados de carga hídrica dos últimos doze anos. Atualmente o Ceará anota 56,7% de sua capacidade hídrica total preenchida.
FONTE MISÉRIA