Foto: Volleyball World
Pela primeira vez na história da Liga das Nações, um país termina a primeira fase da competição sem perder jogos. A vitória espetacular sobre a Turquia, neste domingo, foi o 12º resultado positivo do Brasil em 12 jogos na Liga das Nações (VNL) feminina de vôlei. A seleção verde e amarela se tornou a primeira a encerrar a fase classificatória do torneio, disputado desde 2018, com 100% de aproveitamento – considerando também o naipe masculino.
O feito anima Zé Roberto Guimarães, mas o técnico já pede foco nos desafios da fase final da VNL. “[A invencibilidade] É motivo de orgulho, mas temos que virar a página. Precisamos manter o foco e o envolvimento do grupo. O comprometimento do time com a parte técnica, tática, alimentação e descanso tem sido muito grande. Agora é um novo campeonato, e já precisamos pensar na Tailândia”, disse o técnico após o triunfo sobre as turcas.
Na próxima quinta-feira (20), a VNL entra na sua fase de quartas de final. A Tailândia será adversária do Brasil. Caso conquiste a vitória, as brasileiras enfrentarão China ou Japão nas semifinais.
Confira os confrontos das Quartas de final:
Quinta-feira (20 de junho)
- 7h (de Brasília): China x Japão
- 10h30 (de Brasília): Brasil x Tailândia
Sexta-feira (21 de junho)
- 7h (de Brasília): Itália x Estados Unidos
- 10h30 (de Brasília): Polônia x Turquia
Antes de 2024, as melhores campanhas do Brasil na fase classificatória tinham sido em 2021 e 2022, quando a seleção verde e amarela sofreu duas derrotas. Agora, a invencibilidade poderá virar combustível para as comandadas de Zé Roberto Guimarães, que buscam o título inédito da VNL feminina.
Campanhas do Brasil na fase classificatória da Liga das Nações: