quarta-feira, 27 de março de 2024

Mais 154 municípios recebem vacina contra a dengue

Foto: Reprodução

Mais 154 municípios brasileiros receberam a vacina contra dengue. Até então, o Ministério da Saúde havia selecionado 521 cidades para iniciarem a aplicação do imunizante contra a doença na rede pública, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (27).

As seguintes regiões de saúde foram contempladas: Apucarana (PR), Aquífero Guarani (SP), Betim (MG), Central (ES), Grande Florianópolis, Recife (PE), Região Metropolitana de Campinas (SP); Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), , São José do Rio Preto (SP) e São Paulo.

De acordo com dados do ministério, até o momento, 1.235.119 doses do imunizante foram encaminhadas ao municípios dede o início da campanha de vacinação contra a dengue. Desse total, 534.631 foram registradas como aplicadas, enquanto 700.488 não contém registro.

Além disso, do total de municípios contemplados inicialmente, 13 ainda não enviaram dados para o governo federal. Outro ponto destacado pela Saúde é que 668 mil doses estão próximas do vencimento, prevista para 30 de abril.

A gente sabe que tem um quantitativo dessas doses que não foi aplicado. Não podemos deixar essas doses vencerem, é preciso utilizá-las. Diante disso, o Ministério da Saúde trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, destacou o diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), Márcio Garcia.

A solução que encontramos foi concentrar as doses próximas do vencimento dessas duas unidades federadas e, para facilitar a logística, encaminhar tudo para um estado só. Escolhemos o Amapá, considerando o quantitativo de doses que teremos, a concentração da população na capital e o número de municípios que o estado tem, sem falar na própria situação epidemiológica, que justifica esse remanejamento”, complementou.

Segundo Márcio, a pasta recebeu uma nova remessa de doses contra a dengue. Essa é a primeira comprada, visto que a anterior havia sido doada pelo fabricante.

No total, serão distribuídas 930 mil doses para os 521 municípios anteriormente selecionados, e para os 154 contemplados agora.

Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. E também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem. A ideia é que aquele município onde está acabando a dose receba mais para continuar a estratégia de vacinação”, explicou.

Decidimos seguir a lista que foi pactuada com representações de estados e municípios. Seguimos a ordem e vamos garantir a distribuição de doses para contemplar essas regiões. A ideia é encaminhar doses novas, doses com prazo de validade adequado para esses locais e, com isso,  contemplar mais 154 municípios na vacinação contra a dengue”, concluiu.