quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Ceará registra chuvas acima de 100 milímetros e tem novo aviso de ‘perigo’ até está quinta-feira (29)

Fortaleza e mais de 160 cidades do Ceará registraram chuvas de moderadas a intensas, entre terça e esta quarta-feira (28). Todos os 10 maiores volumes medidos no Estado ficaram acima de 100 milímetros (mm).

Os dados são do monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), e mostram ainda que a maior precipitação, de 189 mm, ocorreu em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


10 MAIORES CHUVAS EM 24 HORAS

São Gonçalo do Amarante: 189 mm

Granja (Posto: Granja): 188.4 mm

Paracuru (Posto: Poço Doce): 170 mm

Granja (Posto: Adrianópolis): 160 mm

Paracuru (Posto: Jardim do Meio): 144 mm

Santa Quitéria (Posto: Lisieux): 144 mm

Forquilha (Posto: Açude Arrebita) : 143 mm

Forquilha (Posto: Forquilha): 128 mm
Sobral: 128 mm

Santa Quitéria (Posto: Santa Rita dos Galdinos) : 126 mm

Neste mês, as chuvas já superaram a média para fevereiro inteiro. A chamada “normal meteorológica” é de 121.3 mm, mas o Ceará já contabilizou 229.3 mm – 89% acima do acumulado médio.

Em janeiro, durante a divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, já havia adiantado que a tendência para este mês era de “desvios positivos, mas ainda em torno da média”.

Mas a quadra chuvosa, que segue até maio, deve ser mais curta, com 45% de probabilidade de findar abaixo da média.

AVISO DE CHUVAS INTENSAS

Todas as cidades cearenses estão sob aviso de “perigo” de chuvas intensas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h, entre esta quarta e quinta-feira (29), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Quando há aviso de “perigo” causado pelas condições meteorológicas – ou o chamado “nível laranja” –, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para se proteger nesses cenários, a população deve ficar atenta às recomendações do Inmet:Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Com informações do Diário do Nordeste.