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As
pesquisas de mercado ajudam muito a entender o comportamento do
consumidor. No Ceará, o cenário é de aumento de compras de bens e
serviços com o uso do Pix em 74%, em 2023 ante 2022.
Os
dados são de levantamento exclusivo para a coluna realizado pelo Itaú
Unibanco e apontam que a alta considerou as transferências feitas de CPF
para CNPJ.
Além disso, o valor das transações também cresceu, em torno de 40%, com um ticket médio de R$ 371.
Os
que mais utilizam o sistema são os nascidos entre 1982 e 1994, ou seja,
da geração Y, com 56% das compras realizadas pelo Pix. Depois vem a
geração X (1965 e 1981), com 25%, a Z (1995 a 2010), com 14%, e os
babyboomers (1945 a 1964), com 5%.
Incluindo
as transações realizadas com cartões de crédito e as compras com Pix
feitas por clientes do banco, houve alta de 12% no total transacionado
pelos brasileiros no Ceará no ano passado, na comparação com 2022, e de
7% no número de transações.
Para
se ter ideia, no quarto trimestre de 2023, o valor transacionado com
cartão de crédito representava 72% das compras, enquanto o Pix teve 28%
do participação.
“A
disposição dos consumidores de acessar cada vez mais serviços
financeiros digitais tem impulsionado positivamente o mercado, o levando
ao desenvolvimento de novos recursos para melhorar a experiência dos
clientes”, detalha Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.
Na
análise apenas das compras realizadas no ambiente online, o uso do
cartão virtual saltou 63% na quantidade de operações e 41% no valor
transacionado.
Já
dentre os setores mais demandados, o maior avanço foi no número de
transações foi de cultura, esporte e lazer (61%), seguido de educação
(43%).
Depois
vêm mercados (18%) e materiais de construção (8%). Mas o segmento com
maior representatividade nas transações (considerando crédito e Pix),
sendo o líder em compras pelos cearenses é o de alimentação, com 24% do
total.
Turismo se destacou em 2023 na alta de 23% no valor total gasto e de 6% na quantidade de transações, com ticket médio de R$ 957.