quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Governo do Ceará assina ordem de serviço para duplicação da BR-116 em fevereiro

Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

Durante a cerimônia de assinatura das ordens de serviço da Ferrovia Transnordestina, nesta terça-feira (23), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) anunciou que a ordem de serviço para a duplicação do trecho da BR-116 entre Pacajus e Chorozinho. 

A licitação foi realizada em agosto de 2023, e segundo o governador, a ordem de serviço será assinada na próxima terça-feira (6).

Este trecho se estende de Pacajus até Timbaúba dos Marinheiros, perto do Triângulo de Chorozinho. A BR-116 é a maior rodovia do País, que vai de Fortaleza até Rio Grande do Sul. 

A obra será financiada pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a duplicação se estenderá até Tabuleiro do Norte.

Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o foco é a duplicação do segmento que liga Pacajus a Boqueirão do Cesário. 

A obra será dividida em três lotes:

Lote 1: Pacajus à Timbaúba dos Marinheiros, Chorozinho;
Lote2: Timbaúba dos Marinheiros, em Chorozinho, à Cristais, em Cascavel;
Lote 3: Cristais, em Cascavel, à Boqueirão do Cesário, em Beberibe.

O DNIT informou que o edital foi lançado e a licitação do lote 1, que liga Pacajus e Chorozinho, foi realizada. A empresa vencedora está encarregada de elaborar o projeto de duplicação e, posteriormente, da obra. Após a assinatura do contrato, a empresa tem dez meses para elaborar o projeto e, após a aprovação, os serviços podem começar com um prazo de execução de 41 meses.

Quanto aos lotes 2 e 3, o DNIT informou que ambos estão sendo estudados tecnicamente e que as licitações devem ser apresentadas no final do primeiro semestre de 2024.

O trecho que liga Boqueirão do Cesário a Tabuleiro do Norte continua em processo de licitação para contratar a empresa responsável por elaborar o projeto básico/executivo para a realização das obras de adequação de capacidade, restauração, melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos na rodovia.