Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para o dia 3 de dezembro deste ano a eleição suplementar para a Câmara Municipal de Alto Santo. A confirmação oficial da data foi feita pela corte no início desta semana. A cidade que fica na região do Vale do Jaguaribe será responsável por fazer história, já que o pleito é algo inédito na história política do estado.
A eleição se dá em face da cassação das chapas do PSD e PDT. De acordo com TRE-CE, os partidos burlaram a cota de gênero que prevê um mínimo de 30% nas candidaturas femininas. Com a cassação das chapas compostas pelos dois partidos sete vereadores perderam o cargo automaticamente. A situação também gerou a nulidade de 57% dos votos depositados nas urnas em 2020, com isso, a nova eleição elegerá a integridade da Câmara, ou seja, 11 novos vereadores.
As convenções para lançamento das candidaturas devem ocorrer entre os dias 2 e 3 de novembro, já a campanha será iniciada no dia 8 do mesmo mês. Estão aptos a votar 12.587 eleitores.