segunda-feira, 11 de setembro de 2023

“Enem dos concursos públicos”: Governo Federal deve realizar processo unificado para seleção de novos servidores

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O Governo Federal quer ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal, além de aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos. Para isso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá implantar uma espécie de Concurso Unificado Nacional, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que está sendo chamado de “Enem dos concursos públicos”.

Com a iniciativa, o governo planeja ampliar e democratizar o acesso da população brasileira às vagas do serviço público federal, além de aumentar a diversidade sociodemográfica e territorial dos servidores públicos. Com o certame, serão preenchidas cerca de 8 mil vagas em diversos ministérios e outros órgãos do serviço público.

Assim como o ENEM, as provas do Concurso Unificado Nacional será aplicada em todo o país. A previsão inicial é de que 179 cidades das cinco regiões do Brasil tenham aplicação da prova. O critério de escolha das cidades será a localização e população. Será aplicada uma única prova objetiva, para todos os candidatos. Outra específica e dissertativa, conforme a área de atuação que o candidato escolher. Com a nota, o candidato poderá concorrer a mais de um cargo público federal.

Segundo o MGI, com o cronograma estabelecido, os ministérios, fundações e autarquias tem até o fim de setembro deste ano para aderir à proposta. Seguindo o cronograma, o governo federal publicará o edital em dezembro, e a prova será realizada no fim de fevereiro, ou início de março de 2024. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024, e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do mesmo ano.