Foto: Reprodução
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confirmou por meio de nota que a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará irá abrir uma sindicância para apurar a conduta do juiz Francisco José Mazza Siqueira. Mazza é acusado de constranger um conjunto de dez mulheres durante depoimento em que elas apontavam situações em que foram vítimas de violência sexual. Observa-se que a portaria que estabelece o início da sindicância será publicada na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial da Justiça.
Em manifestação feita junto ao jornal O Povo, o TJCE afirmou que o “caso está sendo analisado pelo órgão correcional para avaliação de aplicação de outras medidas cabíveis.”
Detalha-se que a situação ganhou repercussão nessa segunda-feira (7), quando foram publicados vídeos em que o juiz profere comentários de cunho machista e sexista. Na interpretação da defesa das mulheres, a postura do juiz revitimizou as denunciantes, algumas delas chegaram a classificar a situação como “um show de horror”.
Entre os comentários proferidos pelo magistrados está o que de já havia sido vítima de assédio. “Quem acha que mulher é tudo boazinha, tão muito enganado viu. São tudo bicho de mão pesada, bicho da língua grande e chuta nas partes baixas, são as mulheres”, comentou ele em outro momento.