segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Percentual de álcool na gasolina pode aumentar para 30%, afirma Alckmin

Foto: Reprodução

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em evento público realizado nessa sexta-feira (4) que o governo estuda a possibilidade de elevar o nível de álcool na gasolina atualmente vendida no Brasil. De acordo com Alckmin, a expectativa é sair dos atuais 27% para 30%. 

O político destacou que essa ação faria com que o país passasse a ter um dos combustíveis mais limpos do mundo. Alckmin não chegou a apresentar um prazo para a mudança entrar em vigor, ponderou apenas que há um estudo em execução. 

A elevação do percentual de combustíveis de origem limpa junto com os de origem fóssil já vem ocorrendo. Por exemplo, recentemente modificou-se a mistura do diesel, que passou a conter 12% de biodiesel. Acrescenta-se, ainda, que o Conselho Nacional de Política Energética, responsável por aprovar o aumento, pretende atingir 15% até 2026. 

Em conversa com a imprensa, Geraldo Alckmin pontuou que o Brasil tem a oportunidade de se tornar um líder global na produção de combustíveis importantes para o contexto geopolítico, como o combustível de aviação. O vice-presidente disse, também, que o governo projeta um investimento de R$20 bilhões para pesquisa e inovação em biocombustíveis, esse valor será repassado ao longo dos próximos quatro anos.