O
presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou os resultados obtidos
na educação do Ceará, durante evento no Palácio do Planalto, nesta
última segunda-feira, 31. Lula destacou aprovações de estudantes do
estado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e voltou a reforçar
o papel do ministro Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará, para
obtenção de indicadores positivos.
“Vocês
perceberam que, aqui, o Ceará foi citado muitas vezes. Não sei se é
porque as escolas de lá são melhores, se os professores são melhores. O
dado concreto é que 40% dos alunos que entram no ITA estudam no Ceará”,
declarou durante a sanção da lei que institui o programa Escola em Tempo
Integral, do Ministério da Educação (MEC).
O
Ceará tem obtido bons resultados no vestibular do ITA ao longo dos
últimos anos. Neste mês, foi ventilado que Fortaleza poderá receber uma
unidade do Instituto. Atualmente, alunos aprovados no ITA precisam se
deslocar para São José dos Campos (SP) para estudar.
Sobre
Camilo, Lula reforçou o trabalho do ministro, que foi apontado ainda
como o 4° mais bem avaliado por congressistas segundo uma pesquisa
recente. “Já falei uma vez que (Fernando) Haddad foi o melhor ministro
da Educação que eu tive, agora, pelo que estou vendo, o Haddad precisa
se preparar, porque acho que ele pode perder o pódio se você (Camilo)
conseguir replicar um pouco disso, que é uma qualidade excepcional do
Ceará”.
O
presidente manifestou ainda o interesse em criar uma “escola para
gênios” no campo da matemática. “Quando criei as olimpíadas de
matemática, em 2005, foi por conta da experiência do Ceará. O Brasil não
tinha olimpíada de matemática em escola pública, era algo apenas das
privadas e já nas escolas privadas, o Ceará já era o melhor", destacou.
O
petista reforçou o papel dos educadores para o bom desempenho no
Estado. "Fiquei me perguntando o motivo pelo qual um estado do Nordeste,
que não é rico, tem qualidade melhor que outros estados, que tem
dinheiro. Obviamente, o resultado deve ser o tratamento que os
educadores dão dentro da sala de aula. Não tem outra explicação”,
pontua.
E
seguiu: “Agora vamos fazer algumas coisas importantes. Estamos
pensando, junto com Camilo, em criar uma escola especial de matemática
para acolher nossos gênios. As pessoas que são gênios vão sair das
olimpíadas e ter um lugar para estudar”, projetou, sem dar mais detalhes
sobre prazo ou como funcionaria a dinâmica da eventual escola.