Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil
O governador Elmano de Freitas assinou na tarde desta quarta-feira, 9, o Projeto de Lei para viabilizar o Programa Renda do Sol para o desenvolvimento sustentável. Segundo Elmano, o propósito reduzir a pobreza entre os mais vulneráveis e residentes na zona rural do estado, por meio da geração de energia com usinas fotovoltaicas.
A Mensagem segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Renda do Sol irá implantar de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída para famílias de pequenos produtores rurais e de baixa renda em todo o estado. A iniciativa está alinhada à cadeia de valor do hidrogênio verde e tem o objetivo de promover a distribuição de renda para famílias do meio rural. A mão de obra será formada pelo governo do estado, nas escolas de todo o estado. De acordo com Elmano, 100 mil jovens serão capacitados para trabalharem com energias renováveis.
Essa foi a primeira conversa virtual e semanal do governador Elmano de Freitas com a população cearense. A partir de agora, sempre às quartas-feiras, a partir das 12 horas, por meio das redes sociais o chefe do executivo irá conversar com a população. “Eu quero ter uma conversa com o cidadão e a cidadã cearense para a gente prestar contas”, disse o governador.
Em sua estréia no bate-papo com a população, além de assinar o PL do Programa Renda do Sol, Elmano anunciou mais 25 mil vagas no Programa da CNH Popular para o segundo semestre.
O governador comemorou a redução de 27% do índice de homicídios em Fortaleza e destacou a valorização que o estado tem dado as forças de segurança e na ampliação de equipamentos.
Na saúde, com investimento de quase R$ 170 milhões das iniciativas federal e estadual, Elmano disse que a meta é realizar cerca de 45 mil procedimentos, e que até o final do ano a fila será zerada. Segundo o governador a fila já foi reduzida de 68 mil para 24.500 pessoas.