Foto: Reprodução
No primeiro semestre de 2023, a Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC, retirou do ar 66 sites fraudulentos. As páginas praticavam diversos crimes, como a oferta de produtos e serviços falsos, participação em leilões fraudulentos e conteúdo sexual com a utilização indevida da imagem de terceiros. Outros sites ainda simulavam órgãos estatais cearenses, como Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).
Os registros de boletins de ocorrência e do monitoramento constante da DRCC, ajudaram na identificação dos sites. As páginas simulavam sites que já existiam para obter informações de vítimas, que realizavam pagamentos e forneciam seus dados e documentos pessoais. As informações obtidas também eram utilizadas para cometer outras fraudes eletrônicas.
Ainda no primeiro semestre deste ano, a Polícia Civil do Ceará prendeu, em flagrante, dois homens envolvidos em 27 sites fraudulentos, sendo 18 deles de órgãos públicos.
Mesmo com a retirada dos sites do ar, todo o conteúdo digital é devidamente preservado para a realização da investigação policial, que segue em andamento para a identificação de outros envolvidos.
FONTE MISÉRIA